Blog › Por que gatos arranham?

Arranhar os móveis, tapetes e outros utensílios domésticos são do seu ponto de vista, um comportamento destrutivo. No entanto, do ponto de vista dos gatos, este é um comportamento natural, provocado por uma necessidade biológica de manter suas garras em forma, assim como proporcionar uma forma de exercício para os ombros, pernas e patas através do alongamento e retração. E, provavelmente, algo que os fazem se sentir muito bem! Não significa que o gato é estressado, agressivo ou nervoso, como muitos dizem ou acabam arranhando os móveis da casa justamente por não terem um objeto próprio.

Outro motivo que eles têm para arranhar o mobiliário é emocional. Eles têm glândulas odoríferas em suas patas; não é um odor forte, porém, é bastante distintivo. Arranhar objetos é uma forma de anunciar a presença do seu animal para outros gatos e outros animais, e deixar claro que aquele local já tem dono. Paradoxalmente, um gato pode arranhar o seu móvel favorito como uma forma de marcar você como o seu dono ou dona.

Proteger a sua mobília e outros itens domésticos não são impossíveis, mas pode exigir um pouco de criatividade e esforço.
O filhote começa a arranhar apenas a partir dos 3 meses de idade, aproximadamente. Há uma tendência cultural dos proprietários de pets preocuparem-se – na maioria das vezes – somente com o passatempo dos cães, comprando brinquedos, etc. Mas e os gatos? Eles também precisam de atividade e de ao menos um arranhador. Clique aqui e conheça nossos modelos.
Antes de tudo é preciso levar em consideração o porte e o estilo de vida do seu gato para comprar o modelo mais adequado. Portanto se você tem um bebê gato em casa, o ideal é já ir pensando em um bom arranhador, mesmo que ele ainda não tenha 3 meses, como forma de familiarizá-lo com aquele objeto em casa.

E não basta apenas comprar o arranhador e colocá-lo em um cantinho qualquer. Quando chegar com o brinquedo, mostre-o ao seu gato, chame-o para brincar. Coloque em um lugar acessível. Com o tempo, pode ser que você mude o objeto de lugar. Vá experimentando.

Mas caso seu gato já seja adulto, é recomendado, em um período inicial, restringir o acesso dele ao seu sofá, até que ele esteja adaptado ao arranhador. Uma boa ideia é colocar o arranhador próximo ao sofá, borrifar ou esfregar um pouco de erva-do-gato como atrativo. Premie o seu gato com um carinho ou um petisco que ele goste muito, cada vez que ele arranhar no lugar certo. A adaptação pode levar algum tempo.

Voltar para Blog